timoteo
Paulo reconheceu seu potencial e deciciu instruí-lo pessoalmente; porém circuncidou-o para evitar discuções desnecessárias com os Judeus. " Timóteo foi aprovado porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado do pai. (Fp 2 : 22). Paulo o chama de "Meu amado filho" (2° tm 1:2).
Paulo instruiu Timóteo em adoração e no desenvolvimento de líderes maduros para a igreja. A maior parte da carta lida com a conduta pastoral , advertências sobre os falsos mestres e a responsabilidade da igreja em relação aos membros , pecadores, viúvas, anciãos e escravos. Ao longo de toda a carta , Paulo encoraja Timóteo a permanecer firme, perseverar e permanecer fiél á sua vocação. Paulo também escreveu uma carta para Timóteo com instruções sobre liderança, administração e como pastorear a igreja local.
CONCLUSÃO.
Bom, quando comecei a estudar sobre a vida de Timóteo , logo me veio a cabeça: Nossa será que ele era tão bom assim ? Tão puro, tão dedicado ? Pois bem, quando comecei a ler mais a fundo, logo apareceu a resposta, que obviamente era Sim! Apesar das dificuldades que ele enfrentou ele não desistiu , seguiu os conselhos de Paulo e venceu. Na minha opinião foi um aprendizado e tanto, uma experiência de saber como um líder deve ser. Pois fica claro que o maior exemplo que podemos tirar da vida de Timóteo era a sua imensa disposição em servir, e não só a Deus como as pessoas. E com esses exemplos podemos ajudar não só a nós , mais a igreja como corpo. Afinal é melhor servir, do que ser servido.