timoteo
1. Timóteo tinha uma família que ensinava a palavra de Deus
Lemos no relato bíblico da segunda carta de Paulo a Timóteo no capítulo 1 versículo 5: Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.
A fé que é um dom de Deus, dada e outorgada por Ele (Ef 2:8), habitou primeiramente em Lóide, avó de Timóteo e depois em sua mãe Eunice. Certamente, a (ala feminina) da estirpe de Timóteo o instruiu no caminho em que ele deveria andar, como vemos em Provérbios 22:6 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele, este versículo (como todos os outros de provérbios) não é uma promessa, e sim um princípio, uma recomendação que geralmente ocorre, e Eunice e Lóide viram isso se concretizar.
Com isso podemos aprender que vale a pena instruir a criança no caminho em que ela deve andar, e saber o caminho de Deus.
Recentemente vi uma pesquisa que mostrava sobre a (síndrome da terceira geração), ela revelava que famílias cristãs tinham seus avós firmados na fé, filhos (mais ou menos) (se é que existe o cristão mais ou menos) firmes e netos totalmente desprendidos, longe e afastados de Deus. Isso é uma verdade, infelizmente posso ver isso em minha própria família. Vejo alguns tios distantes de Deus e primos totalmente afastados dEle. Isso me deixa triste, contudo sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8: 28), e podemos aprender com a vida de Timóteo que vale a pena ensinar a palavra de Deus a nossas gerações e porque não a nossos familiares mais velhos? Timóteo tinha um pai grego (At 16:1), e certamente ele deve ter ouvido o evangelho, as boas novas de Deus por Timóteo!
Sejamos cristãos que ensinem e preguem a palavra do nosso Deus para nossas famílias!