TIMELINE - A história do radiojornalismo brasileiro
Curso de radialista locutor de rádio e TV
Turma: intensivo – Jan/2015 – T:64
TIMELINE
A linha do tempo da comunicação
Manoela Saciloto Tomasi
Porto Alegre, 28 de janeiro de 2015
1791 – 1872
Samuel Finley Breese Morse
Código Morse
Um homem com uma mente avançada para seu tempo. Inventor, físico e pintor, Morse não se satisfez com o que o mundo lhe oferecia, e passou a estudar e a criar melhorias para contribuir com a humanidade. Ele é o responsável por inventar o famoso “Código Morse” e o telégrafo com fios, em 1843. Vindo de família com posses, Samuel Morse estudou arte na Europa. Voltou aos Estados Unidos para abrir o próprio estúdio, em Boston. Casou-se e teve três filhos. Apesar de ser apaixonado por pintura e trabalhar com isso praticamente a vida inteira, foi através dos estudos em física e química que Morse garantiu seu nome nos livros de história.
No início da década de 1830 criou o telégrafo elétrico com fios, dispositivo que utiliza correntes elétricas para controlar eletroímãs que funcionam para emissão ou recepção de sinais, e em 1835 constrói o primeiro aparelho ao qual designou "Recording Electric Telegraph", com o qual transmitiu sinais a um quilômetro de distância.
Em 1839 conclui o trabalho de elaboração do código Morse. O sistema utiliza uma combinação de pontos, traços e pausas para transmitir informações por meio de impulsos telegráficos ou visuais. Em 1843 utiliza o sistema para construir a primeira linha telegráfica, que liga Baltimore a Washington. Devido ao sucesso do código, ele recebe diversos prêmios e morre famoso e reconhecido em Nova York, em 1872.
1803 – 1853
Christian Johann Doppler
Efeito Doppler
Doppler foi um matemático austríaco, nasceu em 1803 em Salzburgo, e morreu em Veneza no ano de 1853. Ficou famoso pela descoberta do fenômeno físico denominado efeito Doppler. Educado no Instituto Politécnico de Viena, mais tarde tornou-se diretor do Instituto de Física e professor de Física