Tijolos
O tijolo (do espanhol tejuelo, diminutivo de tejo - caco de telha) ou bloco, são componentes construtivos utilizados em alvenaria(vedação, estrutural ou portante). Apresentam furos de variados formatos, paralelos a qualquer um dos seus eixos. Pode ser de cerâmica (avermelhado), vidro ou concreto (betão), geralmente em forma de paralelepípedo e amplamente usado na construção civil, seja em empreendimentos populares ou de alto padrão (especialmente no Brasil, onde a racionalização da construção não se encontra em estado avançado).
É considerado um dos principais materiais construtivos e originalmente fabricado com argila, de cor avermelhada, podendo ser maciço ou furado. São normalmente produzidos com argilas ricas em juta (tipo taguá) e argilas montmorilonitas. A conformação ocorre por extrusão, onde a massa de argila é pressionada através do molde que dará a forma da seção transversal. A coluna extrudada obtida, passa por um cortador, onde se tem a dimensão o do componente, perpendicular a seção, transversal. Posteriormente os blocos são submetidos a secagem e a queima é feita a temperaturas que variam entre 9000C e 11000C.
ORIGEM DOS TIJOLOS CERÂMICOS:
Os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C.; foram encontrados em Çayönü, no sudeste da Anatólia, naTurquia. Em descobertas mais recentes, foram encontrados tijolos de 7000 e 6395 a.C., em Jericó e em Çatalhüyük, respectivamente. A partir de dados recolhidos nestas e outras descobertas arqueológicas, foi concluído que os tijolos cozidos (em detrimento dos tijolos secos ao sol - adobe) foram inventados no terceiro milênio antes do nascimento de Cristo, no Médio Oriente. Os tijolos foram uma inovação tecnológica importante, pois permitiram erguer edifício resistentes à temperatura e à humidade, em uma altura em que o Homem deixou de ser nómade, passando a ter a necessidade de possuir construções resistentes e duráveis. Por volta do ano de 1200 a.C., o fabrico de tijolos generalizou-se na