Tijolo Ecológico
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
TIJOLO ECOLOGICO
VITÓRIA – ES
2014
Trabalho de pesquisa no curso de Graduação em Engenharia Civil, apresentado à Faculdade Brasileira – MULTIVIX no Simpósio das Engenharias, como requisito parcial para avaliação.
Orientador: Amanda Uliana de Carvalho
VITÓRIA – ES
2014
RESUMO
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, na construção civil, tem se buscado o desenvolvimento de materiais alternativos e técnicas construtivas que reduzam impactos negativos no meio ambiente. Alindo o desenvolvimento com a sustentabilidade proporcionando práticas construtivas que vem inovado o mercado e mostrando alta qualidade e desempenho.
O tijolo modular de solo e cimento (Tijolo Ecológico) é um material que contribui para a diminuição de agravos ao meio ambiente, não havendo queima em seu processo de fabricação como no bloco cerâmico comumente utilizado nas construções, também utilizando em sua composição materiais de origem naturais sem realizar o desmatamento.
1 BLOCO DE TERRA COMPRIMIDO
1.1 TIJOLOS ECOLÓGICOS
O tijolo de solo-cimento é o resultado da mistura homogênea de solo, cimento Portland e água em proporções adequadas, após sofrer compactação ou moldagem crua. Podendo ser utilizado tanto de forma maciça por meio de pilões, ou da forma de tijolos modulares que será o assunto tratado nesse trabalho. Mostrado na figura a seguir.
Fonte: http://www.ecoproducao.com.br/downloads/cartilha-eco-producao.pdf
1.2 FABRICAÇÃO
1.2.1 Mistura
Segundo a NBR 10834/1994 o cimento Portland deve atender, conforme o tipo empregado, ás NBR 5732, NBR 5733, NBR 5735, NBR 36 ou NBR 11578. O solo não pode conter teores de matéria orgânica capazes de prejudicar as características exigidas, e conforme (LIMA, 2006) a certa inibição a hidratação em valores acima de 2%. E acerca das agua, ela deve ser isenta de