Tijolo de Papel Kraft
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA
2. SUBTEMA:
Sustentabilidade na Engenharia Civil.
3. IDENTIFICAÇAO DO PROBLEMA
A Construção Civil gera uma enorme quantidade de resíduos, que na sua maioria não são aproveitados e é considerado um grande problema urbano, complexo e de difícil gerenciamento. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção, dentre os materiais descartados, encontramos o Papel Kraft (saco de cimento), uma vez que são consumidos milhões de sacos de cimento no Brasil por ano. O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), Márcio Buson criou em um tijolo a partir das embalagens do Kraft, no qual foi nomeado de Kraftterra. A partir daí surgem dúvidas em relação a essa inovação, é possível criar tijolos eficazes a partir da reciclagem de papel Kraft?
4. OBJETIVO
Mostrar a possibilidade de reaproveitamento do papel Kraft na fabricação de tijolos.
Avaliar custos para a confecção do tijolo.
Selecionar os materiais utilizados na confecção do tijolo.
Comparar o tijolo de papel Kraft com o tijolo BTC.
5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Com o crescimento da população, e consequentemente das construções a seus devidos fins, houve a necessidade de aderir à sustentabilidade na engenharia civil, a fim de evitar o descarte em grande escala de materiais que poderiam ser reutilizados, dentre esses matérias destaca-se o saco de cimento.
Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC, 2013), “no período janeiro a agosto de 2013 as vendas alcançaram 46,4 milhões de toneladas, com aumento de 1,9% sobre o mesmo período de 2012.
As vendas acumuladas nos últimos doze meses (set/12 a ago/13) atingiram 69,2 milhões de toneladas, apresentando crescimento de 2,1% sobre igual período anterior.” (set/11 a ago/12).
O professor de Arquitetura da Unb, Márcio Buson a