tijolo de adobe
Trabalho de MACC 1
Tema: Tijolo de adobe
Nome: Iago Maciel Rodrigues
Modulo/Período: 1º /Noturno
Matéria: Matérias de construção civil 1(MACC)
Professor: Israel Mota e Flavia de Souza
Introdução
O trabalho a seguir tem como objetivo informar ao leitor propriedades, modo de preparo, vantagem e desvantagem do tijolo de adobe que é muito utilizado na fabricação de construções ecológicas e também porque se é utilizado o tijolo de adobe já ha muito tempo ficando visível é claro como é feito sua utilização.
O que é tijolo de adobe?
O tijolo de adobe é um material vernacular usado na construção civil. É considerado um dos antecedentes históricos do tijolo de barro e seu processo construtivo é uma forma rudimentar de alvenaria. Adobe são tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal ou semi-industrial.
Fabricação do tijolo
Para fabricar os tijolos de adobe você precisará de terra, esterco fresco de vaca ou cavalo, palhada, água e formas.
MATERIAIS
A composição ideal da terra deve ser 60 a 70% de areia e 30 a 40% de argila.
Para verificar essa característica pegue um frasco de vidro grande e de boca larga. Preencha com a sua terra até 1/3 do volume e depois complete com água até 2/3 do volume.
Faça uma agitação bem intensa e depois deixe descansar. As partículas irão se separar e a areia irá para o fundo ficando a argila por cima. Por último fica a água que deve estar bem límpida. Medindo a altura da areia e da argila se define a porcentagem de cada uma.
A terra que será utilizada deve ser retirada a partir de uns 50cm de profundidade, pois a camada mais superficial costuma ter boa quantidade de matéria orgânica em decomposição (serrapilheira, raízes, restos de animais e plantas,…) e esse material pode influenciar negativamente na qualidade do tijolo.
Como aditivos usa-se o esterco e a palha.
O esterco ajuda na estabilização