tijolo cerãmico
ORIGEM
Estes tijolos são produzidos a partir da argila, mais conhecida como barro. A argila é um minério extraído de uma jazida. É um material sedimentar de grão muito fino
(inferior a 0,005mm), derivado duma rocha constituída essencialmente por silicatos de alumínio hidratados. A decomposição de granito e rochas magmáticas tem como resultado o quartzo, a mica e o barro.
PROCESSO PRODUTIVO
No processo produtivo, a argila é extraída por retroescavadora, que faz o carregamento de um camião basculante. O camião leva ao depósito onde se faz a mistura dos tipos de argila.
No misturador é controlada a humidade da argila que desce por gravidade ao cortador, que tem como objectivo reduzir a argila pastosa em lâminas finas, fazendo-a passar entre dois cilindros de ferro fundido que, além de triturarem por esmagamento os pedaços ainda não desfeitos, produzem mais uma mistura.
Adicionando água esta mistura é transportada até à máquina de fabricar tijolos a vácuo, onde alimentadores forçam-no a passar através das grelhas, fragmentando-o em pequenas porções reduzindo, ao mínimo, o ar contido ou incluído na massa cerâmica. Aqui a mistura obtida é inserida nos moldes de tijolos nesta fase ainda contínuos, sendo cortados em tamanhos pré-definidos.
São então transportados por tapete rolante à secagem, onde permanecerão um mínimo de 10 dias. Pode ainda para acelerar o processo ser utilizada a caldeira e exaustores, onde permanecem um tempo mínimo de 72 horas.
Após secagem, as peças são manualmente transportadas até os fornos e empilhadas a fim de que a queima se processe de forma homogénea em todas as peças. Após o cozimento, as peças deverão descansar até que adquiram a temperatura ambiente, sendo, então, encaminhadas para o controle de qualidade e posteriormente para a expedição e consumo.
APLICAÇÂO E DURABILIDADE
A aplicação deste tipo de tijolo em alvenarias é muito frequente. Com ele, a obra ganha rapidez e economia. Por se apresentar