Tijogo Ecologico
3625 palavras
15 páginas
Tijolo ecológico com solo-cimentoFonte: O Estado de S. Paulo
Data: 12/6/2009 A fabricação de tijolos de solo cimento, tecnologia disponível no Brasil desde os anos 60, está sendo proposta por um industrial de São Pedro, no interior de São Paulo, como o negócio do futuro,com apoio do Sebrae. “Fabrico 250 mil tijolos por mês. Se pudesse fabricar 500mil, venderia tudo. Ele vai substituir o tijolo de cerâmica rapidamente”, prevê o fundador da Tijol-Eco, Roberto Cláudio Pedreira. Segundo a arquiteta Maria Augusta Justi Pisani, professora de pós-graduação da FAU-Mackenzie e da Belas Artes, está realmente havendo uma discussão grande em torno do produto, em virtude do foco na arquitetura sustentável.“
O solo-cimento não vai para o forno, o que significa redução do gasto de energia e de emissões de gases, se comparado ao tijolo comum”, explica. Maria Augusta estuda arquitetura de terra há mais de 30 anos e explica que o desempenho de um tijolo de solo-cimento é similar ao de um tijolo maciço comum.“A diferença é que ele proporciona maior conforto termo acústico e é mais resistente.” Segundo a arquiteta, clientes do interior preocupados com o ambiente escolhem o solo-cimento, porém com assentamento usual. “Existe a possibilidade de usar junta seca, sem argamassa. O tijolo fica encaixado.É seguro, mas as pessoas não confiam.” O fator limitante é a inviabilidade para a construção de prédios com mais de dois andares. “Não recomendo para os grandes centros urbanos, onde os prédios são a edificação dominante.
O mercado seria muito pequeno”, avalia. O custo é pouco maior do que o de cerâmica, segundo Pereira.“ Mas,como dispensa argamassa e reboco, uma parede de solo-cimento fica 50% mais barata”, afirma o empresário. Maria Augusta, no entanto, alerta que essa conta é questionável.“Só fica mais barato se não usar reboco nem argamassa”, ressalta.
FÁBRICAPRONTA
Pereira fabrica e vende tijolo e também, a fábrica. Uma unidade com capacidade para produzir 100 mil