Tigres Asiáticos
Além do planejamento econômico, outros fatores favoreceram no desenvolvimento desses países, como, economia voltada principalmente para o mercado externo, exploração da força de trabalho.
Uma das principais críticas ao sistema econômico dos Tigres Asiáticos é o foco exclusivo na exportação, deixando de lado a importação. Com isso, essas economias tornam-se extremamente dependentes da economia das nações compradoras, ou seja, uma grande crise econômica que afete a saúde financeira dos países que importam seus produtos iria afetar drasticamente a economia dos Tigres.
Novos tigres asiáticos
Os Novos Tigres Asiáticos em consequência do grande desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos houve uma expansão para os países vizinhos do sudeste, o que proporcionou um processo de industrialização na Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas. Além dos investimentos dos quatro Tigres originais, os novos Tigres passaram a fazer parte das redes de negócios de empresas dos Estados Unidos, do Japão e de outros países desenvolvidos.
Nesses novos Tigres foram instaladas