TIG ENERGIA EOLICA
INSTITUTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA - IET
UTILIZAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA EM RESIDÊNCIAS
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO – 2013
UTILIZAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA EM RESIDÊNCIAS
Projeto de Pesquisa apresentado ao Instituto de Engenharia e Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, como requisito para a aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação II.
Orientadora: Prof(a). MSc. Maria Eugênia da Costa Machado
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO – 2013
AGRADECIMENTOS
Gostaríamos de agradecer à nossa orientadora, a profa. Maria Eugênia da Costa Machado por todo o apoio e por ter nos ajudado durante todo o processo de construção do projeto e também aos demais professores que direta e indiretamente colaboraram com o sucesso do mesmo.
RESUMO
Os sistemas de energia residencial de vento já é uma realidade. Com o passar dos anos foi sendo apontada uma grande necessidade de fontes alternativas de energia, assim tem alimentado um crescente interesse na energia eólica.
Produzir energia a partir do vento tem muitos lados positivos, a energia eólica apresenta diversos benefícios e qualidades acima das outras formas de produção de energia. A eficiência, viabilidade e economia que se pode alcançar através da utilização de uma energia limpa, renovável e abundante em nosso país que é a energia eólica, cujo intuito é diminuir o consumo de energia elétrica nas residências. Como é uma energia renovável, seu uso não causa nenhum dano à natureza, não emite gases poluentes e preserva recursos hídricos. Além disso, é inesgotável: o vento sempre estará lá soprando, embora algumas vezes mais, menos ou pare em alguns momentos, ele sempre existirá. Entre os principais impactos socioambientais negativos das usinas eólicas destacam-se os sonoros e os visuais. Os impactos sonoros são devidos ao ruído dos rotores e variam de acordo