TID - Pré Projeto Célula tronco embrionaria
RAFAEL
CÉLULA TRONCO EMBRIONÁRIA
BIRIGUI
2014
RAFAEL BERTAGLIA NOGUEIRA
CÉLULA TRONCO EMBRIONÁRIA
Pré-projeto apresentado como um dos pré-requisitos avaliativos da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido ministrado pelo docente Renato , do curso de Direito da UNIESP – Faculdade Birigui.
BIRIGUI
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 4
JUSTIFICATIVA 5
OBJETIVOS DO ESTUDO 6
CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
CELULA TRONCO EMBRIONARIA: Solução biológica ou problema jurídico?
A utilizar em terapias e pesquisas científicas embriões que não foram aproveitados para fertilização in vitro, geram-se discussões de grandes proporções envolvendo a pluralidade religiosa, jurídica, filosófica de nosso país, além de questões morais, confundindo-se entre o certo e o errado.
A divergente opinião em relação a esse tema apresenta visões também muito distintas quanto a sua utilização, sabendo-se que testes científicos fazem parte da evolução humana, onde começaria o direito a vida? Somos uma sociedade democraticamente pluralista, mesmo assim não é fácil fazer a conciliação entre um principio que protege a vida com as permissões que são das para se fazer uma pesquisa com células tronco. Diante de tal problemática vamos ver até onde é possível a evolução humana com a ajuda da ciência, sem passar por cima dos deveres jurídicos.
Quando se debate sobre a célula tronco embrionária, a questão que vem a tona é quando o ser humano passa a existir, quando ele começa a ter seus direitos civis?
JUSTIFICATIVA
Podemos partir de três linhas de raciocínio diferentes, a primeira é de que o embrião tem os mesmos direitos de todo ser humano, pois a vida começa a partir da fertilização, o segundo são os que consideram os embriões um grupo de células, neste caso não teria nenhum direito civil, e existe uma terceira linha de