tica
PROFESSOR: CARLOS MARTINS
Ética
Introdução
O comportamento ético dos administradores e a responsabilidade social das organizações estão entre as tendências mais importantes que influenciam a teoria e a prática da administração no início do terceiro milênio.
O debate sobre a ética e a responsabilidade social é muito antigo e acentuou-se devido a problemas como: poluição, corrupção, desemprego e proteção dos consumidores entre outros, que envolvem as organizações públicas ou privadas.
Alguns estudiosos do assunto acham que as empresas têm responsabilidades com a sociedade e devem cumpri-las. Outros pensam que a única responsabilidade das organizações empresariais é cuidar de seus acionistas.
A polêmica está longe de resultar em consenso.
Códigos de ética – são conjuntos particulares de normas de conduta.
Ex.: código de ética dos médicos, da propaganda, dos militares, dos políticos, de um partido político, dos jornalistas, de um grupo social, de uma corrente filosófica ou doutrinária (como a ética do capitalismo) ou até mesmo de uma pessoa.
Os códigos de conduta são explícitos, como o juramento dos médicos, ou implícitos, como a “obrigação” que sentem os motoristas de avisar, por meio de sinais de luzes, que há fiscalização policial, para os colegas que vêm em sentido contrário.
Códigos de ética fazem parte do sistema de valores que orientam o comportamento das pessoas, grupos e das organizações e seus administradores.
A noção de ética e as decisões pessoais e organizacionais que são tomadas com base em qualquer código de ética refletem os valores vigentes na sociedade.
Ética: de que se trata?
A Ética é a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações.
A ética lida com o que pode ser diferente do que é, da aprovação ou reprovação do comportamento observado em relação ao comportamento ideal.
O comportamento ideal é definido por meio de um código de conduta,