tica no Filme Colateral
Marcado pelo planejamento estratégico de longo prazo, o mundo corporativo atual exige uma visão de futuro cada vez mais acurada e de maior alcance em relação ao estabelecimento de metas e previsão de mudanças. Diante desta ótica, muitos cineastas, ainda que despropositadamente, têm produzido muitos filmes comerciais que exploram de maneira muito competente a temática relacionada ao mundo corporativo.
Como exemplo, destaca-se o filme Colateral, com os atores Tom Cruise e Jamie Foxx nos papéis principais, que aborda temas cruciais como Planejamento Estratégico, Administração do Tempo, Logística, Ética, Conflito de Valores, Administração de Conflitos, Gestão da Mudança, Questão Feminina no Trabalho, Execução de Tarefas, Assédio Moral e Workhaolismo.
O personagem de Tom Cruise, Vincent, um assassino de aluguel contratado por um narcotraficante para matar cinco testemunhas, chega à cidade de Los Angeles e entra no táxi do personagem de Jamie Foxx, Max. Vincent tem um planejamento estratégico e um cronograma muito bem elaborado para realizar sua tarefa, mas se vê obrigado a mudar seus planos quando Max descobre que ele é um assassino.
O Planejamento Estratégico é observado no planejamento de Vincent, que consistia em utilizar os serviços do taxista durante a noite toda, visitar cinco lugares diferentes e executar as cinco testemunhas. Max também planeja abrir uma empresa de limusines e, para isso, faz seu planejamento pessoal que consiste em montar uma lista de clientes e comprar os veículos.
A Administração do Tempo e a Logística são evidentes nos dois personagens, pois Vincent tem um rígido cronograma a cumprir, está sempre olhando no relógio e segue um plano criterioso em seu note book, visitando suas vítimas de forma racional e pré-estabelecida, enquanto Max conhece todas as ruas da cidade e o sistema dos semáforos, o que lhe permite calcular tempo e distâncias, reduzindo custos com recursos como o tempo e combustível.