tica na rea da sa de
Os investimentos do governo nos hospitais escolas trazem benefícios sociais importantes, principalmente em dois aspectos:
· Apoio na formação de profissionais da área de saúde, através do aprimoramento de técnicas de atendimento e diagnósticos, estimulando e comprovando atividades de ensino, pesquisa e o desenvolvimento da ciência, importante para a evolução de uma nação.
· Prover atendimento de saúde de qualidade à população em geral, realizada por profissionais originários de centros de ensino e pesquisa com competências reconhecidas pelos respectivos órgãos reguladores.
A ampliação dos investimentos do governo nos hospitais escola, tanto público quanto privado, proporciona uma melhoria geral da qualidade no sistema de saúde, com a formação de profissionais altamente qualificados e atendimento público de bom nível. Há de considerar a geração de emprego a outras categorias profissionais envolvidas no funcionamento de um hospital, tais como, equipe de limpeza, secretaria, telefonista, atendentes, administrativos.
Outro benefício deste investimento pode ser refletido nas atividades de pesquisa e ensino. Através do contato direto com a população e os seus problemas de saúde, é possível elaborar projetos mais eficientes de tratamento e prevenção de doenças mais aderente à realidade da comunidade atendida. Esta não é necessariamente uma prioridade dos demais hospitais, que apresentam uma realidade distinta e outros objetivos.
Consiste também em uma forma de retornar à população uma parcela do valor recolhido em impostos, na forma de prestação de serviços de qualidade em uma área fundamental que é a saúde. O governo tem realizado algumas ações neste sentido, como a criação da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino – RNPC, na qual instituições de ensino são selecionadas através de projetos financiados pelo FINEP.
A importância da rede se situa na possibilidade de reunir esforços em ações prioritárias para a população