TIC: Mudança e Inovação em Educação
Escola Superior de Educação
CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
AS TIC NA ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
MUDANÇA E INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO.
ABORDAGENS E EVOLUÇÃO DAS TIC EM EDUCAÇÃO
PAULO JORGE LOPES MALOJO
Fafe, 2013
“A Internet, os computadores, os telefones móveis, e outros desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação como a fibra óptica e a TV digital, têm transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem - como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com as organizações.”
Luís Magalhães (2006)
As mudanças que ocorrem na sociedade afetam também a educação e, concretamente em termos de tecnologias de informação e comunicação (TIC), as transformações acontecem a ritmos “alucinantes”.
Numa retrospetiva histórica, sabemos que durante séculos, a humanidade apenas dispunha do sistema alfabético para comunicar. Com o surgimento da Imprensa, ficou mais enriquecida; no fim do século XIX apareceu o telégrafo, no século XX a rádio, a televisão, o computador, a Internet... acelerando no mundo a exigência de conhecimento e informação.
A Escola, como formadora, não se pode alhear a essas mudanças e deverá educar com e para um uso crítico dos novos meios de comunicação.
A sociedade de informação, por um lado, valoriza o fator humano ao transformar o conhecimento e a informação em capital, mas por outro, acarreta alguns perigos sociais, nomeadamente porque desqualifica os analfabetos das tecnologias.
O meio de combate a essa desigualdade de condições de acesso é o sistema de ensino. As Escolas (desde o ensino básico ao secundário), terão que desempenhar um papel fundamental na erradicação dessas diferenças.
As tecnologias de informação introduziram a necessidade de novas aptidões. Nesse sentido, a Escola deverá ser encarada como um local de aprendizagem,