tibia
Isso ocorre em maior parte em lesões esportivas, pois acometem principalmente os praticantes de esporte de contato, como o futebol, basquete e rugby.
A musculatura mais envolvida é a do quadríceps seguida pela do gastrocnêmio devido a colisões diretas entre jogadores de equipes opostas.
< Quadríceps Gastrocnêmio >
Sinais e sintomas: dor localizada na realização de movimentos ativos e passivos ou até mesmo sem movimentação, formação de edema, equimose e hematoma devido a resultados de sangramento e limitação de movimento. Com isso, de acordo com a perda da função após a lesão, as contusões podem ser classificadas em leves, moderadas e graves.
Durante o exame físico devem ser observados a presença de outras patologias associadas, alterações de volume, hiperemia, equimose e hematoma.
O tratamento clínico para contusões: aliviar o quadro álgico e a redução da inflamação. Intervenção fisioterapêutica desde os estágios iniciais para uma resolução mais rápida da patologia. Como principais recursos fisioterapêuticos, são destacados a crioterapia associada à elevação e compressão, o laser, o ultra-som, os movimentos passivos, isométricos, ativos e intra-articulares, alongamentos, exercícios de cadeia cinética fechada e aberta, além dos exercícios resistidos.
A distensão muscular é provocada pela fadiga do músculo. O interessante é que sempre avisa que está prestes a acontecer. O indivíduo sente dor e tem uma contratura muscular por