TIAGO FERNANDO BUENO
A referida atividade será relacionada ao resolvida das especificações descritas em cada desafio relacionado às disciplinas de Gestão de Projetos, Administração de Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios e de Seminário VII.
Visto que cada professor orientador apresentou uma proposta no manual para elaboração deste portfólio de acordo com sua área temática, sendo que o texto base que estará no anexo e servirá apenas para nortear os questionamentos ou desafios aqui apresentados.
1.1 resenha sobre as áreas da competência, segundo PMBoK
PMBoK é na sua integralidade um guia de boas práticas em diversas áreas de atuação. Visto que o mesmo possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para a gerenciar qualquer tipo de projeto ou processo.
É preciso compreender que o PMBoK não determina como deverá ser gerenciado um projeto, ele costuma apenas de maneira relevante e significativa dar boas práticas, deixando a livre pratica e execução para o gerente de projeto e a equipe para que escolham aquilo que melhor ou que mais se adapte ao seu projeto de atuação. Sendo importante frisar que o PMBoK é responsável por identificar um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Ou seja, o mesmo possui informações consensuais que foram identificados por profissionais da área e que se forem usados nos projetos, aumentam as chances de sucesso nesses projetos.
Este trabalho mostra uma forma de como os processos do PMBoK podem ser organizados. Os processos são organizados por áreas de conhecimento e como já foi dito podem ser organizados em diversas áreas que serão melhor detalhadas nas seções seguintes.
1.1.1 Riscos
Esta área descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um determinado projeto a ser realizado pela gerência. Sendo que possuímos neste contexto cinco processos de planejamento e um de controle.