TI
1 em 1 pontos
“Quando a imprensa se converte, efetivamente, num autêntico veículo de comunicação de massas nas áreas urbanas, surgem o rádio e a televisão, como consequência do progresso eletrônico, e rapidamente incorporam-se à estrutura da sociedade de consumo massivo. Aliás, o rádio e a TV surgiram com maiores condições para levar mensagens às grandes massas, porque traziam uma característica intrínseca – a oralidade – ampliando o acesso potencial a todos os indivíduos, independentemente dos níveis de alfabetização e educação. Grandes parcelas da massa populacional, no mundo inteiro, sobretudo nas áreas rurais, que se conservam marginalizadas da cultura, em virtude das características elitizantes da imprensa, passaram a receber informações orais e audiovisuais, respectivamente através do rádio e da TV. Isso abalou, profundamente, as bases da própria cultura alfabética, linear, criando-se novos padrões.” (MELO, José Marques de. Comunicação, opinião, desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1977.)
Com base no texto e sabendo que um dos tipos de argumentação é causa-consequência, indique a alternativa que corretamente apresenta fato-consequência:
Resposta Selecionada:
d.
.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
A base tipológica principal do texto científico é:
Resposta Selecionada:
c.
argumentação.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
A leitura ativa conhecimentos prévios e leva o leitor a formular hipóteses. Assim, antes da leitura propriamente dita, o leitor formula hipóteses sobre:
I. o título da obra a ser lida.
II. a capa e a contracapa.
III. na leitura de trechos do texto.
Resposta Selecionada:
d.
I, II e III estão corretas.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
Um dos conhecimentos exigidos do leitor é o linguístico. Ou seja, o leitor precisa conhecer a língua em que o texto foi falado ou escrito. Vejamos as três situações de uso da língua:
I. “D. Maria é muito religiosa.”
II. “D. Maria é muito carola.”
III. “D. Maria é muito papa-hóstia.”