TI - E-Business
1. Qual sua avaliação com relação ao uso de E-business e as suas perspectivas para os próximos 3 anos?
O E-business é o segmento que mais cresce no mercado mundial. Com ele, todo empresário pode de maneira eficaz controlar melhor seu gasto com despesas operacionais funcionais (loja física). A perspectiva é que em 3 anos o mercado esteja super aquecido para esse segmento e que haja maior inserção da tecnologia na população brasileira. Vale ressaltar que até lá muitas normas irão surgir e que esse processo se tornará cada vez mais regulamentado e seguro.
2. Qual a diferença entre E-business e E-commerce?
E-commerce significa comércio eletrônico, ou seja, o conjunto de atividades comerciais que acontecem on-line. E-business não envolve transação comercial, é um negócio eletrônico, uma negociação feita pela Internet, mas que não envolve necessariamente uma transação comercial.
3. Quais os obstáculos e barreiras para o E-business das empresas brasileiras?
Os principais obstáculos são: elevada carga tributária, muita instabilidade no câmbio, riscos, pouca certeza sobre a economia do país, falta de infraestrutura, principalmente entre os consumidores finais. Dentre as barreiras, encontram-se as variáveis macroeconômicas dentro das empresas e políticas governamentais, as quais estão totalmente fora do alcance imediato dos seus dirigentes.
4. Identificar cada um dos seguintes sistemas de E-business interfuncionais e dar exemplos de como eles poderiam fornecer significativo valor para uma empresa, seus clientes e parceiros de negócios:
a) Planejamento de recursos empresariais x b) Gerenciamento do relacionamento com o cliente x c) Integração das aplicações da empresa x d) Gerenciamento da cadeia de suprimentos x e) Processamento de transações on-line x f) Colaboração nas empresas x 5. Os mercados virtuais (como o Mercado Livre) são meios mais seguros para vendas online? Justifique.
Não