TI Verde
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Lucas Pasquali Jardim
TI Verde Nas Empresas
PORTO ALEGRE
2014
SUMÁRIO O TI Verde é a forma de desenvolver e promover a sustentabilidade encontrada pelas empresas envolvidas com tecnologia da informação.
A sustentabilidade vem sendo discutida por vários setores da sociedade e ganhou força desde o início dos anos 2000. Hoje as empresas ligadas ao TI começam a trabalhar questões relacionadas ao TI Verde.
São três níveis de aplicações de TI Verde:
Incrementação tática: Não altera as políticas ou toma medidas drásticas. Na verdade, trabalha para a redução de consumo de energia e aplica algumas práticas simples de cotidiano, tais como: desligar as máquinas em momentos ociosos e instalação de lâmpadas fluorescentes.
Estratégico: Nesse estágio é feita uma análise daquilo que deve ser melhorado, como é o caso da redução do consumo de energia elétrica e de água. São definidas políticas internas com o objetivo de diminuir os riscos ao meio ambiente e impacto de seus produtos.
Deep IT ou TI Verde “a fundo”: Esse nível é muito mais abrangente e complexo, envolvendo toda uma nova estrutura das áreas da empresa. Temas como refrigeração e iluminação devem ser discutidos e alterados para otimizar o seu uso. Também é preciso a implementação de ações por parte dos colaboradores da empresa referente ao consumo de energia renovável, estimulo a utilização de transporte público ou aquisição carros híbridos. São abordados todos os pontos que impactam o meio ambiente de uma forma mais abrangente e que contribua com diminuição do impacto das ações do homem no meio ambiente.
Elencamos algumas medidas que devem ser adotadas no TI Verde e benefícios que são proporcionados por essas medidas.
Consumo de Energia
Com as empresas e pessoas utilizando cada vez mais a Tecnologia da Informação, há uma necessidade crescente de