Ti socialmente responsavel
A segunda pesquisa anual da IBM realizada com executivos sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) apura grandes distâncias entre os objetivos das empresas e a capacidade de alcançá-los.
Quase todos os 224 executivos participantes da pesquisa afirmaram que estão comprometidos com a incorporação dos princípios da RSC em suas estratégias de negócio - apesar da recessão global - com o objetivo de melhorar o desempenho dos negócios, a contribuição para a sociedade e a imagem positiva da empresa. Mas os resultados da pesquisa identificaram três problemas específicos:
- As empresas não estão apurando e analisando correatemente toda a informação referente a RSC, nem consolidando-a com a frequência necessária. Isso significa que não podem implementar alterações concretas para aumentar a eficiência, baixar os custos, reduzir o impacto ambiental e melhorar sua reputação perante seus mais importantes stakeholders;
-Poucas empresas estão obtendo informações suficientes sobre ações de responsabilidade social em relação a seus fornecedores. Com isso perdem uma grande oportunidade de reduzir a ineficiência, o desperdício e o risco que pode se propagar por uma rede de fornecimento;
- A maioria ainda não entende as preocupações dos principais setores com os quais se relaciona, especialmente, seus clientes, e não interage efetivamente com eles sobre o assunto. Significa que não estão atraindo conhecimentos valiosos que poderiam melhorar seus negócios e dar acesso a novas oportunidades.
Por exemplo, apenas 19% está coletando informações sobre emissões de CO2 frequentemente. Entre os demais, alguns analisam informações mensalmente e a maioria, trimestralmente, o que talvez seja o bastante para suprir a exigência de informação dos governos e das partes interessadas, mas não é suficiente para realizar alterações sistêmicas que reduziriam o impacto ambiental.
Contudo, aqueles que informaram que estão superando seus concorrentes nesta área estão