Ti novos mercados
A atmosfera empresarial está transformando bastante e continuamente, e vem tornando cada vez mais difícil, O que faz com que as empresas fiquem cada vez mais submissos de informação e de toda a infra-estrutura tecnológica que permite o gerenciamento de enormes quantidades de dados. Por isso mercado da tecnologia da informação vem crescendo bastante desde 2013 e tende a continuar crescendo nesse também.
Segundo dados as áreas que mais devem contratar são as ocupações ligadas a programas, chamados de softwares, a serviços e a aparelhos e equipamentos, conhecidos como hardwares. O setor contratou 159 mil pessoas no Brasil inteiro em 2013. Quase metade das vagas foi pra para o estado São Paulo (47%), depois Rio de Janeiro (11%) e Minas Gerais (10%). Ocupações ligadas a serviços, softwares e hardwares têm destaque.
Em 2013, o setor contratou 159 mil pessoas no Brasil inteiro. Os três cargos mais procurados na área de TI, segundo a Brasscom e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), são analista de desenvolvimento de sistemas, analista de suporte computacional e programador de sistemas da informação. A demanda é tão grande que existe um déficit de profissionais no mercado. Só neste ano, 45 mil vagas devem deixar de ser preenchidas no país. Há quatro meses, a empresa em que a analista de seleção de pessoas Karina Marcenes trabalha tenta contratar dez analistas de sistema: “O mercado pratica faixa salarial de R$ 3 mil a R$ 8 mil. Podem variar de acordo com a senoridade dos profissionais, com nível de experiência com as subáreas da área da tecnologia da informação que ele atua”. Apesar da maior parte das contratações do ano passado terem acontecido no Sudeste, a região Sul se destaca como um grande pólo em desenvolvimento. Os três estados empregaram em 2013 mais de 34 mil pessoas na área. O Paraná é o estado que lidera em contratação e também em número de empresas.
Novos produtos