Ti Matrizes
O Excel possui uma notação especial que permite que as operações que envolvem matrizes sejam feitas rapidamente. Nesta aula, no entanto, nos focaremos no procedimento usual das operações matriciais. Assim, o preenchimento da planilha é intuitivo, desde que se saiba como as operações matriciais são feitas e como inserir fórmulas no Excel.
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE MATRIZES
Considere a seguinte planilha:
Se quisermos somar a matriz A com a matriz B, temos que somar os elementos correspondentes, ou seja o 1 com o 11, o 2 com o 12 e assim por diante. Como no Excel costumamos usar os endereços das células em vez de seus valores, o primeiro termo da matriz resultante da soma de A com B seria:
Cada uma das células da matriz resultante deve ser a soma de elementos correspondentes das matrizes A e B. Assim, a matriz preenchida seria:
Como são 9 células, podemos utilizar o preenchimento automático para maior eficiência.
Atente-se ao fato de que na cópia automática não há arraste na diagonal, então o arraste é feito primeiro na vertical e depois na horizontal (ou primeiro na horizontal e depois na vertical). A planilha acima está com as fórmulas expostas apenas para clareza na explicação. A matriz resultante é apresentada com o resultado das somas já processadas:
MULTIPLICAÇÃO POR UM ESCALAR
Um escalar é um número real. Na multiplicação de um escalar por uma matriz, o procedimento é bastante simples: basta multiplicar o escalar por todos os elementos da matriz. O resultado é também uma matriz de mesma ordem da matriz envolvida na multiplicação. Retomemos a primeira planilha apresentada. Se quisermos multiplicar a matriz A por 5 podemos fazer:
Nesse caso, a cópia com atualização automática pode ser utilizada, sendo necessário apenas o preenchimento da célula B9 = 5*B1. Como resultado, a matriz acima apresentará:
No entanto, e se quisermos usar o escalar como parâmetro livre? Se eu decido que a multiplicação não será mais por 5 e sim por 10 terei que fazer todo o