TI JÁ NÃO IMPORTA
ERP - Sistemas de Gestão Empresarial (ERP, SCM e CRM)
Trabalho Individual
Edison Audi Kalaf
Sumário
TI já não importa
Graças ao desenvolvimento da microeletrônica e posteriormente da informática tornou-se possível ampliar a capacidade produtiva e de manipulação e análise de informações. Hoje em dia não podemos imaginar um mundo onde exista alguma área que não possa ser beneficiada pela tecnologia da informação, mas devido a essa intensa presença em nosso cotidiano, algumas vezes ela pode passar despercebida ou mesmo posta em segundo plano.
No início da era da informática empresarial, devido aos elevados custos de uma tecnologia inovadora e que engatinhava na sua promissora evolução, os empresários tinham a imagem de uma aposta em algo que não entendiam e muitas vezes não era palpável e por esses motivos muitas vezes não recebia investimento e atenção significativa. Esse cenário vem mudando gradativamente com a melhoria dos equipamentos e softwares tornando esse novo mundo muito mais acessível. Outro fator importante é a formação de uma nova geração que sabe tirar proveito dessa tecnologia e a utiliza no seu dia-a-dia.
Atualmente praticamente todas as empresas possuem departamentos e diretores de tecnologia da informação o que não indica mais uma vantagem competitiva ou estratégica, pois devido a sua disponibilidade e fácil acesso ela vem se tornando uma commoditie, mas possuir recursos que saibam tirar proveito dessa tecnologia e com isso gerar um diferencial sobre a concorrencia é o fator de destaque, ou seja, você precisa ter o básico para não ficar para trás, mas precisa de um algo mais para se destacar.
Estar sempre atento as novas tecnologias bem como observar o momento certo para utilizá-las é o fator de sucesso e diferencial competitivo. Caso uma tecnologia seja adotada cedo demais, podemos correr o risco de termos elevados custos para