TI já não importa
Disciplina: Gestão de tecnologia da Informação
Prof.: MSc. Edison Audi Kalaf
Exercício:
1. Quais os principais argumentos do autor do artigo “TI já não importa”? Quais as conclusões do autor no artigo?
R.: No artigo apresentado, o autor coloca a sua opinião de que a tecnologia da informação está sofrendo uma comoditização, o que já ocorreu em outros segmentos da economia durante a evolução do mundo, tais como a corrida das ferrovias, energia elétrica, etc., Nicholas diz “... a TI tem traços de uma tecnologia infra estrutural. Sua combinação de características garante uma comoditização particularmente rápida. A TI é, antes de tudo, uma mecanismo de transporte, carrega a informação digital assim como uma ferrovia carrega produtos e malhas elétricas transportam eletricidade...’’. E que devemos mudar nossa maneira de ver e investir em tecnologia, pois os riscos criados pela sua grande expansão serão desastrosos para as empresas, já que no passado foram gastos milhões em tecnologia que não trouxeram bons resultados.
Os gestores de TI devem ter em mente algumas premissas básicas sobre a gestão de TI. O segredo do sucesso, segundo o autor, já não é buscar vantagens agressivamente, mas sim ter uma visão meticulosa sobre os investimentos e riscos no setor. Ou seja, o gestor deve adotar uma postura mais defensivista em relação aos investimentos de TI, gastando de forma mais comedida e pensando de forma mais pragmática.
2. Qual sua opinião sobre os argumentos do autor no artigo?
R.: Em minha opinião, pelo fato do artigo ser datado de 2003, pode-se considerar o texto desatualizado por se tratar de tecnologia e tendências.
Atualmente existem muitas tecnologias boas no mercado para os executivos escolherem, todas bem testadas e consolidadas.
As grandes empresas de hoje como IBM, ORACLE, e etc., oferecem praticamente as mesmas tecnologias, ficando a critério da organização qual escolher e comprar.
As empresas que trabalham com