TI ja nao importa
28/04/2014
Sobre o artigo “ TI já não importa” de Nicholas Carr
Exercício:
1 - Quais os principais argumentos do autor do artigo “TI já não importa”? Quais as conclusões do autor no artigo?
Ele compara historicamente o uso de novas tecnologias onde no começo é um diferencial competitivo, mas, posteriormente com a utilização massificada não traz mais este diferencial para as organizações; esta utilização em massa acabou barateando as tecnologias no passado e comparando com a TI atual as organizações precisam ter cautela com os gastos em excesso já prevendo que este custo diminua sempre conforme evolução da tecnologia. A TI se tornou uma commodity como uma mercadoria e está disponível a todos.
Os softwares proprietários que foram construídos já não trazem mais retornos, pois ficam obsoletos frente às novidades de mercado, para mantê-lo é muito caro sendo que softwares com preços bons são encontrados com facilidade e produzem o mesmo resultado ou até melhores. A cautela está em adquiriu um novo produto apenas após ter certeza que ele sirva bem aos seus negócios mesmo que tenha que esperar outros concorrentes experimentar primeiro as novidades disponíveis.
Ele conclui que os empresários investem muito em TI com altos gastos nesta área que já perdeu a vantagem estratégica competitiva para a empresa, o diferencial atual são insights para o core business da empresa e não o investimento indiscriminado na TI.
2 – Qual a sua opinião sobre os argumentos do autor no artigo? O que foi declarado faz sentido e eu concordo em partes com o autor, também acho que as empresas investem muito em TI esperando grandes vantagens competitivas por outro lado vai depender muito qual é o business da organização tem áreas de TI que são de extrema importância é o Core para empresa, sendo assim ela merecerá uma atenção e investimento