Ti - infraestrutura
Matéria: Infraestrutura e Ambientes Operacionais de Redes
1° Capitulo
Identificar as partes e o funcionamento de uma rede.
1.0 Introdução
A abordagem histórica é sempre válida, mesmo quando se trata de tecnologia, que nos tempos atuais se moderniza e evolui em ritmo frenético.
Devemos recorrer à história para resgatar as motivações o contexto histórico é a evolução por traz de cada invenção. Portanto, não podemos ignorar a história daquilo que se tornou um componente central da de estrutura mundial de telecomunicações e internet.
É interessante notar que uma série de pesquisas e motivações nascia na década de 60, e que tinham em comum a idealização de uma rede de comunicação, à necessidade da descentralização geográfica da informação durante a guerra fria.
1.1 Histórias da rede
Quando se fala em rede de computadores nos dia de hoje, imaginamos um mundo de alta tecnologia e equipamentos de última geração, porém de nada adianta o estudos destas tecnologias se não estudarmos um pouco da sua história.
As redes de computadores se devem a sua existência a duas redes.
*Westorn Union
*Sistema de Bell
A Westorn Union foi a primeira grande empresa no setor de telecomunicações, sendo que a sua rede foi a primeira a cobrir o continente norte americano. Sua estratégia era de colocar as linhas de sua rede no percurso das linhas da estrada de ferro e para isso, forneciam um telégrafo e um operador para cada estação de Trem, sendo que este organizava para a companhia ferroviária as informações sobre suas cargas.
Este sistema foi na verdade a primeira rede ponto a ponto, ou seja, a mensagem para ser enviada através do telégrafo de uma determinada estação que, através do código Morse, enviava a mensagem ponto a ponto ate chegar à estação de destino.
Inicialmente, o sistema de Bell também era ponto a ponto, ou seja, a empresa instalava uma espécie de aparelho telefônico na casa do cliente que era ligado a outro aparelho telefônico,