TI em restaurantes
Paulo Fernando Viaro da Silva
Eduardo Marques
Milena Lopes
Felipe Bernardo
Douglas Manara
Introdução
O setor produtor de serviços vem assumindo um papel cada vez mais relevante na economia mundial, sendo que no Brasil a participação do setor no PIB sitou-se em 58,3% em 1999 (dados do IBGE), mas esse índice segundo Correa e Canon (2002) deve ser maior, pois alguns setores são classificados como indústria.
Dentro do setor de serviços, o segmento de empresas ligadas à alimentação possui uma grande relevância, correspondendo a 26% dos gastos totais com alimentação dos brasileiros.
Verificou-se também que 84,1% das médias e grandes empresas investiram em P&D, contra 60,4% das micro e pequenas. Esta informação nos mostra a preocupação das empresas em inovar.
No meio acadêmico nacional, a inovação tem sido objeto de pesquisa em vários temas, abrangendo fatores organizacionais, questões de inovação em tecnologia e tendência de formação de redes entre empresas. Porém existem poucos estudos que focam na interação do gerenciamento da inovação tecnológica nas atividades front-office nas empresas de serviço.
Situação Problemática
Como se dá o processo de inovação tecnológica nas atividades front-office das empresas de serviço?
Objetivo geral
Aumentar o conhecimento sobre o processo de inovação tecnológica em serviços de modo a permitir a identificação de variáveis e a elaboração de hipóteses.
Objetivos específicos
Identificar as etapas do processo de definição da estratégia de inovação tecnológica em empresas de serviços.
Identificar os fatores que influenciam a definição da estratégia de inovação tecnológica em empresas de serviço.
Identificar as etapas do processo de inovação tecnológica em empresas de serviço.
Identificar os fatores que motivam a adoção de inovações tecnológicas em empresas de serviço.
Identificar os fatores que