TI CULTURA ORGANIZACIONAL
CURSO: GRADUAÇÃO TENOLOGICA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL
PROFESSOR (A): DANIELLE ZUMA CAPELLANI
TEMA TRANSVERSAL: DESENVOLVIMENTO HUMANO
ALUNOS (AS): ELIELSON PINHEIRO DO NASCIMENTO, LILIANA BATISTA DOS
SANTOS SILVA, SANDRA LINDINALVA CONCEIÇÃO DOS PASSOS, STEFANIE
ABREU DA SILVA.
Como a organização é um sistema cooperativo racional, torna-se necessário conhecer os motivos que levam os indivíduos a cooperar. Torna-se imprescindível que os incentivos sejam proveitosos aos participantes, da mesma forma que suas contribuições sejam uteis á organização. Antigamente, os produtos e serviços eram produzidos com capital, matérias e tecnologia.
Hoje, são produzidos com capital, matérias, tecnologia, pessoas e conhecimento. Desses cinco componentes, somente pessoas e conhecimento criam uma vantagem competitiva duradoura.
As organizações bem sucedidas são aquelas que sabem administrar, investir e obter retornos do conhecimento corporativo. ‘’Pessoas e organizações se desenvolvem através da aprendizagem e da mudança comportamental’’ Chiavenato, 1994.
Muitas empresas estão transformando-se em organizações de aprendizagem comprometidas com a educação e desenvolvimento dos funcionários, por meio das universidades coorporativas desenvolvem meios de estimular o conhecimento e conduzir a novas oportunidades de negócios. A formação continuada deve proporcionar oportunidades para o continuo desenvolvimento pessoal, e mudanças na atitude das pessoas para criar um clima mais satisfatório entre elas motivando-as a serem mais receptivas as novas técnicas de gestão.
Segundo o Nacional Industrial Conference Board, o treinamento tem por finalidade alcançar os objetivos da empresa e proporcionar aos funcionários oportunidades de obter conhecimento. Temas como motivação e liderança são bastante adequados para a Linus.
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO UNIJORGE