TI CONTRATO
As empresas precisam das ferramentas adequadas para funcionarem. E isso é mais evidente na TI. Aqui é Bill of Rights do usuário do departamento de ti.
Romi Mahajan
Teoria política, a noção de um contrato social refere-se ao conjunto de responsabilidades que o estado tem para com seus cidadãos e os direitos conferidos aos cidadãos. Durante o último poucos séculos, os grandes filósofos e pensadores debatem a natureza do contrato social. Ele deve ser perdido em ninguém que muitas vezes é violento desacordo sobre quais direitos e responsabilidades são devido ao Estado e a cidadania.
Curiosamente, o mundo dos negócios tem uma estrutura análoga. No negócio, no entanto, que o conceito não é tão focado na moralidade como a produtividade e a trabalhar com um objetivo comum. No mundo dos negócios, alguns departamentos individualmente têm suas próprias versões do contrato social. Um dos mais visível em uma empresa é o contrato social entre ela e a Comunidade de usuários.
Vamos definir os jogadores dentro deste reino. Primeiro, vamos considerar o "estado". O departamento de TI é o estado, na medida em que tem o poder de governar, embora ele sempre não exercer esse poder. Em segundo lugar são os "cidadãos". Estes são os clientes dele — aqueles que utilizam os sistemas e dispositivos criado, configurado e mantido por ele. Eles têm certos "direitos" como sistema uptime, contratos de nível de serviço (SLAs) e avenidas estabelecidas para o recurso (apresentação de um bilhete de help-desk ou escalar sua situação para um gerente).
COMO o estado
Ele concede certos direitos a seus usuários, assim como um estado concede direitos aos cidadãos. Aqui está um resumo de alguns desses direitos — um ti usuário Bill of Rights, se quiserem.
O direito de se conectar a sistemas e aplicativos de produtividade:O objetivo principal do departamento de TI é a roupa e permitir que funcionários com sistemas e aplicativos que precisam de