Ti - cabeamento pronto
Cabeamento
Elaborado pelo Professor: Alessandro Borges de Lima alessandro_borges2010@hotmail.com
CABEAMENTO ESTRUTURADO.
1. Cabo Coaxial Grosso
Possui atenuação de 500 metros sem repetidor, conexão até 100 computadores, conhecido como 10base5 ou thicknet, velocidade de 10 mbp/s e impedância de 50 Ohms. Cabo coaxial para banda base ( composição )
Cabo coaxial para banda larga ( composição )
• •
Impedância é igual a resistência elétrica que o cabo suporta. Sigla Ohms
2
CABEAMENTO ESTRUTURADO. O cabo coaxial grosso era usado com um adaptador para conectores AUI, chamado também de vampiro.
A topologia característica barramento.
2. Cabo Coaxial fino
Não utiliza conector AUI. O conector é o BNC. O cabo coaxial fino é conhecido como 10base2 ou thinnet, velocidade 10mpb/s com atencuação de 185 metros e impedância de 50 Ohms.
3
CABEAMENTO ESTRUTURADO. Topologia barramento. Esquema de montagem:
Componentes:
4
CABEAMENTO ESTRUTURADO. Com o surgimento do cabo UTP par trançado, o cabo coaxial foi ficando em desuso para redes, pois para som e vídeo o cabo coaxial é ainda utilizado, com impedância e bitola ( tamanho ) diferentes.
CFTV = circuito fechado de TV
CATV = circuito aberto de TV RG = bitola ( tamanho )
A placa de rede também passou por uma evolução, chegando inclusive possuir três conectores.
Hoje temos banda larga com utilização de cabos coaxiais, como também em circuitos fechados e abertos de TV. O que vai diferenciar um cabo coaxial é o seu tamanho e aplicação sendo muito usado para transmissão de imagem e voz. Não é mais viável a utilização de cabos coaxiais em redes, já que seu desempenho em transmissão deixa desejar em comparação ao cabo par trançado.
5
CABEAMENTO ESTRUTURADO.
3. Cabo Par trançado
Com advento do cabo par trançado o uso do cabeamento ganhou maleabilidade e uma melhor viabilidade na transmissão de dados. Durante o tempo o cabo par trançado