TI AMBIENTAL
O grande avanço da tecnologia, o crescimento de mercado, e a busca insaciável do ser humano em bater recordes e limites; fez surgir a necessidade de programas, projetos ou mesmo idéias para promover a exploração de áreas, e uso dos recursos de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio do meio ambiente.
Com intuito de práticas de sustentabilidade, ou seja, ecologicamente corretas, surgiu a TI Verde, tornando o uso tecnológico menos prejudicial ao meio ambiente. Além de reduzir os impactos das tecnologias, promove a inclusão digital e a redução do consumo de energia. A produção de produtos com menos substâncias que poluem o meio ambiente, ou com componentes de materiais recicláveis, o descarte inteligente de matérias eletrônicos, a criação de produtos com maiores duração, são alguns dos benefícios e ideais que fazem parte da lista das empresas que utilizam os parâmetros da TI Verde.
Diante de uma sociedade capitalista qualquer atitude sustentável traz consigo novos olhares, e é nesse contexto que as empresas estão investindo.
Vários outros fatores se interligam com a TI Verde como é o caso da reciclagem dos resíduos produzidos pelos descartes do TI, que causa grande problema para sociedade e o meio ambiente, devido sua composição e duração para decomposição.
A implantação de novas alternativas para redução de tal impacto é o que apresentaremos como a reciclagem dos hardwares e a implementação de placas solares. Com a implantação dessas ações a empresa além de diminuir o consumo de energia e a degradação do meio ambiente ganha uma nova postura sustentável.
Nunca se ouviu falar nesse assunto como nos dias atuais, o Brasil é um dos países com maior força nessa área. Consumir produtos sustentáveis nos coloca na batalha pelo bem-estar do meio ambiente e com isso as empresas continuam a produzi-los cada vez mais, mantendo assim a mesma linha de conduta.
Fontes: http://tiverde.spaceblog.com.br/1054156/Conclusao/