Thomaz
Definição: Psicologia é a ciência do comportamento e dos processos mentais.
Pode-se dizer que são “fenômenos psicológicos”, que são processos que acontecem no nosso mundo interno e que são construídos durante a nossa vida.
São processos contínuos que nos permitem pensar e sentir o mundo, nos comportarmos de diferentes formas e nos adaptarmos à realidade que nos transforma. Todos estes processos constituem a subjetividade.
Subjetividade: mundo construído pelo sujeito através das suas relações sociais, das suas vivências de mundo e da sua constituição biológica. Também é a fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais.
Freud e o aparelho psíquico
1º modelo: Freud divide o psiquismo em três partes:
Consciente (CS): é a percepção dos aspectos do mundo “interior” (conteúdos psíquicos) e aspectos do mundo exterior. Há um conflito; EX.: uma moça teve um conflito afetivo na morte da irmã: ela ficou triste pela morte da irmã (amor por ela) e ficou feliz pela morte da irmã, pois tinha um paixão pelo cunhado.
Pré-consciente (PCS): a paixão do exemplo vem dessa parte do psiquismo.
Inconsciente (ICS): possui um peso maior na determinação do comportamento.
Freud compara a mente humana a um iceberg.
Conteúdos
Psiquicos
Emoção
Pensamento
Sensação
Sentimento
Lembrança
Fantasia
Desejo
Pulsão (“impulso”)
Para a psicanálise ter conflitos é normal, inevitável.
Quanto mais “saudável” psicologicamente a gente for, mais aguentamos o conflito e suas consequências – as vezes a angustia do conflito “excessiva”
Este excesso poderia provocar um estado de “desorganização psíquica” (colapso)
Comparável a uma descarga elétrica excessiva Existe no psiquismo um mecanismo de defesa/proteção similar que evita “automaticamente” a desorganização psíquica
Apaga, deleta da memória o conteúdo psíquico que causa angustia
Recalque ou Repressão expulsa para o