Thomas hoobes
Introdução:
Thomas Hobbes criou uma teoria que fundamenta a necessidade de um Estado Soberano como forma de manter a paz civil. Em sua construção hipotética partiu do contrário, ou seja, iniciou sua teoria a partir dos homens convivendo sem Estado, para depois justificar a necessidade dele.
Hobbes, propalou que o surgimento do Estado não decorreu de desígnio divino. Entretanto no seu livro LEVIATÃ, publicado em 1651, divergiu da opinião aristotélica, sustentando que a natureza não ajunta, mas dissocia , porque os desejos e as paixões impelem os homens a atacar e a destruir seus semelhantes.
Esse estágio do convívio humano sem autoridade, onde tudo era de todos, recebe o nome de estado natural.
Biografia:
Cientista político, matemático e filósofo inglês, Thomas Hobbes nasceu em Westport, adjacente a Malmesbury, no Wiltshire, em 5 de abril de 1588, e veio a falecer em 4 de dezembro de 1679. De família pobre, filho de um clérigo semi- letrado,logo cedo foi entregue-lhe, ainda criança, junto com seus irmãos, ao tio, que lhe proporcionou uma boa educação.
Aos 4 anos, Hobbes começou a ser educado na igreja de Westport. Aos sete anos, Hobbes foi recebido como pupilo por Robert Latimer , preceptor versado na cultura clássica e que lhe proporcionou sólidos conhecimentos de latim e grego. Passando por duas escolas e seguindo, aos 15 anos, para Magdalen Hall, em Oxford, onde dedicou a maior parte de seu tempo a ler livros de viagem e estudar cartas e mapas. Formou-se em 1608. No mesmo ano foi trabalhar com a família Cavendish, como mentor de um de seus filhos, a quem acompanhou em viagens pela França e Itália entre 1608 e 1610. Naquela época os filhos de famílias ricas tinham uma espécie de professor particular. Esta profissão não rendia muitos ganhos, mas Hobbes pôde usufruir do conforto da casa e da vasta biblioteca, possibilitando o aprofundamento de seus conhecimentos.
Thomas verificou que a filosofia de Aristóteles,