Thomas hobbes
Thomas Hobbes nasceu em Malmesbury – Wiltshire, Inglaterra. Completou seus estudos na Universidade de Oxford, sendo desde o princípio visto como um excelente aluno. Era um conhecedor de línguas como italiano, francês e grego. Hobbes através de seus estudos se tornou matemático, teórico político, e filósofo inglês. Escreveu obras como “Leviatã” e “Do Cidadão”, ambas em 1651. Na obra Leviatã, explanou seus pontos de vista sobre a natureza humana e a importância de governos e sociedades. O Leviatã é considerado uma das obras de maior influência do pensamento político inglês e define o pensamento político moderno, desde o século XVII até os princípios do século XX.
A verdadeira filosofia de Hobbes está na observação e descrição dos corpos e de suas propriedades. Segundo ele a filosofia em geral deve tratar de três princípios: o corpo, o cidadão e o ser humano na sua totalidade. Distinguindo a filosofia em duas formas de estudo: a filosofia natural e a filosofia como estudo político da sociedade.
Para Hobbes o homem é movido por desejos, aversões e a competição pela riqueza e a honra, formas de poder que levam à luta, à inimizade e à guerra, pois a maneira de adquirir o que se deseja são matar, subjugar ou repelir os outros. Na verdade, o homem busca se sobressair aos demais. Dessa maneira, a discórdia nasce da comparação das vontades dos homens, e também da vontade que muitos têm pela mesma coisa. O ser humano é o único animal que tem a ousadia de atacar outros animais da mesma espécie.
Hobbes ainda faz uma comparação entre os homens e os animais, dizendo que no reino animal não existe a disputa entre honra e riqueza, não ocorrendo ódio e inveja, dessa maneira não existe defeitos nas sociedades dos animais, não procuram julgar seus semelhantes. Afirma ainda que o conflito entre os homens não possa ser resolvido através da ética, à única forma para determinar um acordo é pela política, portanto o estabelecimento de um poder comum a todos.
Portanto,