Thiago Documentos
JOSÉ HORTÊCIO DE ARAÚJO JÚNIOR
THIAGO CARVALHO DOS SANTOS
Relatório do Caso: Plínio e Telma
Teresina – PI
25 de novembro de 2014
Relatório do caso: Plínio e Telma
O presente relatório, descreverá sobre uma sessão de mediação judicial realizada por um magistrado que busca utilizar as formas alternativas de resolução de conflitos, antes de ir pra audiência judicial.
O caso é basicamente entre um proprietário de oficina mecânica e uma cliente, no qual o conflito consiste pelo fato de que foi feito um orçamento antes da execução do serviço, e após este, foi reajustado sem prévia consulta à cliente. Com isso gerou a relação divergente, pois a cliente recusou-se a efetuar o pagamento reajustado, pelo fato de não ser comunicada antes do reajuste.
Na abertura da sessão o mediador realizou as narrativas iniciais de práxis da mediação, apresentou as recomendações e esclareceu o que é a mediação e o papel do mediador, apesar de esta vestido formalmente, explicou às partes que não estava ali como juiz e sim como mediador, na qual o poder de decidir é dos interessados.
Logo no início das narrativas, os interessados violaram a regra a escuta ativa, interrompendo o outro na sua fala, logo aí o mediador usou a técnica da Escuta Ativa e Reciprocidade Discursiva, na qual os mediados começaram a entender como se decorria a sessão.
Depois do mediador expor seu resumo pedindo a participação dos mediados e concluído o discurso-resumo para identificação dos interesses, logo em seguida o mediador realizou uma sessão de cáucos, entrevistando-os em separados.
Na entrevista do cáucos de Telma a primeira técnica usada pelo mediador foi a conotação positiva, mostrando que entende o situação, que foi chato, até mesmo por ser indicação de um primo, agradeceu o esforço por estar participando da sessão, enfatiza que quem aceita ir para mediação, são