thgythyhygjhughjughj
1908 palavras
8 páginas
A família da criança deficienteCadernos de
Pós-Graduação
em Distúrbios do
Desenvolvimento
Leonice Moura
Naiana Valério
Alunas do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em
Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie
RESUMO
Este trabalho buscou mostrar a estrutura familiar e a desorganização, que normalmente acontece devido o nascimento de uma criança deficiente.
Palavras-chave: Família. Deficiência. Criança.
A família em si mesma constitui uma unidade social significativa. Ela é parte de uma unidade social maior, a comunidade imediata e a sociedade. Ocorrências sóciopatológicas dentro da sociedade mais ampla também exercerão efeitos sobre a família; entretanto esta deverá assumir parte da responsabilidade, pois é dentro dos limites desta unidade social que a criança aprenderá a ser o tipo de pessoa que a sociedade determina como normal. É na família que se aprende a ser único, a desenvolver a individualidade e a tornar-se uma pessoa criativa, em busca da auto-realização
(ASSUMPÇÃO JUNIOR, 1993).
As famílias possuem uma estrutura razoavelmente estável, papéis bem definidos, suas próprias regras estabelecidas em comum acordo e os seus próprios valores.
Porém, mesmo em tais famílias saudáveis, uma ocorrência brusca exigirá dos membros uma redefinição de seus papéis e o aprendizado de novos valores e padrões de comportamento, a fim de se ajustarem ao novo estilo de vida. Em outras palavras, a cada impacto a família deve ser reestruturada (ASSUMPÇÃO JUNIOR, 1993).
Certa dotação e forças maturativas predispõem fortemente ao apego e a intimidades, que trazem o bebê para a raça humana, relacionamento após relacionamento, mas é a família que, em última análise, encampa a promessa de amadurecimenMACKENZIE
47
Cad. de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenv.
São Paulo, v. 3, n. 1, p. 47-51, 2003.
Cadernos de
Pós-Graduação
em Distúrbios do
Desenvolvimento
to da criança, através de poderosas forças