thgfgdfg gfb

3697 palavras 15 páginas
1

As Categorias Formais de Comportamento Verbal em Skinner
Maria Amélia Matos
Universidade de São Paulo, São Paulo

Nesta parte de nosso curso pretendemos abordar essencialmente o modelo de análise funcional do comportamento proposto por B. F. Skinner em sua obra Verbal
Behavior (1957). Esta obra, profundamente criticada e até mesmo rejeitada pela comunidade de analistas comportamentais quando de sua publicação, é, não obstante, paradigmática. Ela representa simultaneamente uma síntese do modelo de seleção pelas conseqüências e sua mais abrangente tentativa de extrapolação para o estudo do comportamento humano. E representa ainda o mais profundo choque entre a posição estruturalista (compreender o falado - seu significado – a partir de uma sintaxe préexistente) e a funcionalista (compreender o processo de aquisição da fala, o significado é dado pela análise das condições em que a fala ocorre, a sintaxe é adquirida no processo de aquisição da fala).
Coerentemente com sua importância, é uma obra que já vinha sendo escrita desde a década de 30, paralelamente a Behavior of Organisms. Obra polêmica, interpretativa num momento em que se buscavam dados e experimentos, mal compreendida desde sua primeira divulgação (sob a forma de aulas e conferências na década de 40), gerou uma série de pesquisas equivocadas entre 66 e 76, para nos anos 80, ser finalmente retomada para estudos, análises e debates.
Nesta obra pela primeira vez a contingência de três termos é proposta claramente como unidade de análise do operante e, também pela primeira vez, Skinner analisa contingências, não respostas.
Comportamento verbal como comportamento social
O comportamento verbal é essencialmente definido pelo efeito sobre o comportamento do outro e, portanto pelo seu caráter relacional (no caso, uma relação social). Pode-se dizer que o comportamento verbal é basicamente uma relação entre o ambiente social, representado pelo outro, o ouvinte, e um organismo vivo, o

Relacionados