thgfgdfg gfb
3697 palavras
15 páginas
1As Categorias Formais de Comportamento Verbal em Skinner
Maria Amélia Matos
Universidade de São Paulo, São Paulo
Nesta parte de nosso curso pretendemos abordar essencialmente o modelo de análise funcional do comportamento proposto por B. F. Skinner em sua obra Verbal
Behavior (1957). Esta obra, profundamente criticada e até mesmo rejeitada pela comunidade de analistas comportamentais quando de sua publicação, é, não obstante, paradigmática. Ela representa simultaneamente uma síntese do modelo de seleção pelas conseqüências e sua mais abrangente tentativa de extrapolação para o estudo do comportamento humano. E representa ainda o mais profundo choque entre a posição estruturalista (compreender o falado - seu significado – a partir de uma sintaxe préexistente) e a funcionalista (compreender o processo de aquisição da fala, o significado é dado pela análise das condições em que a fala ocorre, a sintaxe é adquirida no processo de aquisição da fala).
Coerentemente com sua importância, é uma obra que já vinha sendo escrita desde a década de 30, paralelamente a Behavior of Organisms. Obra polêmica, interpretativa num momento em que se buscavam dados e experimentos, mal compreendida desde sua primeira divulgação (sob a forma de aulas e conferências na década de 40), gerou uma série de pesquisas equivocadas entre 66 e 76, para nos anos 80, ser finalmente retomada para estudos, análises e debates.
Nesta obra pela primeira vez a contingência de três termos é proposta claramente como unidade de análise do operante e, também pela primeira vez, Skinner analisa contingências, não respostas.
Comportamento verbal como comportamento social
O comportamento verbal é essencialmente definido pelo efeito sobre o comportamento do outro e, portanto pelo seu caráter relacional (no caso, uma relação social). Pode-se dizer que o comportamento verbal é basicamente uma relação entre o ambiente social, representado pelo outro, o ouvinte, e um organismo vivo, o