thevenin e norton laboratório
Esta pratica laboratorial tem o objetivo de se fazer a aplicação dos Teoremas de Thevenin, Norton, Superposição e Máxima transferência de Potência na solução de circuitos elétricos.
II)Introdução:
Nesta pratica foram apresentados e comprovados novos teoremas e conceitos fundamentais na resolução de circuitos ,tais teoremas no entanto permitirão ver o procedimento da analise de circuitos sobre uma diferente perspectiva.
Ou seja de modo geral, tais teoremas são muito úteis na simplificação de redes ou circuitos.
Também será visto nesta pratica o conceito de transferência máxima de potencia,apartir da discutição de como ajustar uma carga a fim de conseguir uma transferência máxima de potencia.
III)Parte teórica:
O teorema da superposição:
O teorema da superposição para circuitos elétricos afirma que a corrente elétrica total em qualquer ramo de um circuito bilateral linear é igual a soma algébrica das correntes produzidas por cada fonte atuando separadamente no circuito.
O teorema de Thévenin
O teorema de Thévenin estabelece que qualquer circuito linear visto de um ponto pode ser representado por uma fonte de tensão (igual à tensão do ponto em circuito aberto) em série com uma impedância (igual à impedância do circuito vista deste ponto).
A esta configuração chamamos de Equivalente de Thévenin em homenagem a Léon Charles Thévenin, e é muito útil para reduzirmos circuitos maiores a um circuito equivalente com apenas dois elementos a partir de um determinado ponto, onde se deseja, por exemplo, saber as grandezas elétricas como tensão, corrente ou potência.
O cálculo do Equivalente de Thévenin baseia-se no Teorema da sobreposição quando o circuito a ser reduzido é separado do circuito a ser estudado e as análises de circuito aberto e em curto-circuito são aplicadas para se conseguir as relações que permitam a redução desejada.
O Equivalente de Thévenin pode ser construído a partir de duas etapas:
-Determinar a resistência