Theo Van Doesburg
Lista de Ilustrações 3
Introdução 4
Biografia (Theo van Doesburg) 5
De Stijl e o Neoplasticismo 6
Influências Artísticas 9
Como o seu trabalho modificou na forma de enxergar o mundo 10
Técnicas Desenvolvidas 11
Significado da obra perante a sociedade 12
Conclusão 13
Bibliografia 14
Lista de Ilustrações
Figura 1 – Theo van Doesburg, 1927 5
Figura 2 – Simultaneous Composition XXIV, 1929 7
Figura 3 – Counter Composition VI, 1925 7
Figura 4 – Revista De Stijl, 8
Figura 5 – Streetmusic I, 1915 9
Figura 6 – Streetmusic II, 1915 9
Figura 7 – Counter Composition VIII 11
Introdução
Neste trabalho entenderemos quem Theo van Doesburg foi, e tem o objetivo de mostrar o que o mesmo modificou e influenciou no mundo das artes. A diversidade que ele experimentou, o que ele criou, e quais barreiras quebrou.
Poderemos entender também, não só a arte do artista, mas, a partir dele, a influência em métodos de ensino e de arte para vários outros artistas, durante uma época em que ser da vanguarda não era aceitável em seu ambiente.
Apresentamos também uma pesquisa biográfica sobre Van Doesburg, enriquecida por matérias, fotos e textos que trouxeram-nos esse complemento.
Theo van Doesburg
O pintor, designer, arquiteto e escritor holandês, Christian Emil Marie Küpper, conhecido pelo pseudônimo de Theo van Doesburg –, nasceu em 30 de agosto de 1883 em Utrecht, Países Baixos, e morreu em 7 de março de 1931 em Davos, Suíça. Ele foi um dos fundadores do movimento de arte moderna chamado De Stijl (O estilo), e, de acordo com o livro Theo van Doesburg (Painting into architecture, theory into practice) da Cambridge Urban and Architectural Studies, ele era o promotor chefe das ideias, além de ter sido, também, professor da famosa Escola Bauhaus.
Embora muitas de suas obras seja ao estilo construtivista, Van Doesburg não ficou parado em um só movimento. Começou com obras naturalistas, depois fez