The true story of romeo and juliet
Data: 29/07/11
Aluno: Felipe Costa – 19
Prof.: Paulo Passos
Série: 8ª B
Políticas Florestais e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia
Clientes: United Nations Development Program (UNDP) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
O Projeto
O projeto consistiu em estudos com consultores nacionais e internacionais, objetivando estabelecer critérios e metodologias que orientassem e regulassem a utilização sustentável dos recursos florestais da Amazônia, sobretudo no que diz respeito a concessões governamentais para exploração madeireira.
Proposta
O objetivo era definir estratégias e ações relativas a diferentes aspectos da exploração florestal sustentável que servissem de apoio a tomadores de decisão. Os serviços incluíram análise econômica da expansão da exploração madeireira; análise do comércio internacional de madeiras tropicais; análise do mercado nacional de madeiras tropicais; manejo florestal na Amazônia - geração, disponibilidade e uso de informações; certificação florestal e socioambiental; estudo das políticas de concessão florestal; propostas de salvaguardas contratuais em concessões aprovadas pelo Governo Federal; realização de workshop com especialistas nacionais e internacionais, para apreciação e revisão dos trabalhos; e publicação do livro Forest Policies and Sustainable Development in the Amazon.
Passos do Projeto
No workshop, realizado em julho de 1997, foram formados três grupos de trabalho com especialistas em manejo e economia de florestas e seus aspectos legais e institucionais. Os trabalhos foram trocados para proporcionar um panorama geral a todos os participantes.
Histórico
Enorme, diversificada e heterogênea, a Amazônia continua a ser a maior floresta do planeta, com área de floresta tropical úmida de 2,9 milhões de km2. Sua bacia hidrográfica se estende por cerca de 5 milhões de km2. A população é de 17 milhões, sendo 250 mil indígenas, que formam 200 grupos étnicos.
A produção de madeira tropical