The tragedy of commons
Fichamento: The tragedy of commons
Limeira
2014
Hardin, em seu artigo “The tragedy of commons, aborda uma questão social e economica peculiar e polemica. O tema principal é de que não há soluções técnicas para os problemas da sociedade.
O autor tem a seguinte definição para solução técnica: “A technical solution may be defined as one that requires a change only in the techniques of the natural sciences, demanding little or nothing in the way of change in human values or ideas of morality.” O autor acredita que para os problemas sociais que ele observava, muitos que perduram até a atualidade, não há uma solução técnica. Ou seja, para iniciarmos uma mudança no cliclo de vida dos seres humanos, seus hábitos, “cultura” e filosofia, por exemplo, deve haver uma radical transformação nos valores valores que cultivamos e nas ideias de moralidade que são transmitidas a cada geração.
O objetivo do artigo é expor todo um conjunto de problemas que são classificados, de acordo com Hardin, como “sem solução técnica”. Nessa classe de problemas o autor inclui muitos daqueles que são direta ou indiretamente responsáveis pelo crescimento exponencial da população humana e o uso dos recursos natuarais disponíveis no planeta terra.
Muitas pessoas pensam e estudam os malefícios da superpopulação no planeta, e grande parte delas não consideram o fato, enunciado por Hardin, que é o fato de “abrir mão” de privilégios hoje possuídos por nós. Aumentar a produção de alimentos proporcionalmente ao crescimento populacional, por exemplo, não vai solucionar o problema da fome em muitas comunidades e países. Não uma forma técnica, objetiva e matemática para toda essa questão problemática.
Considerando o fato principal de que o nosso planeta possui recursos finitos, para suprir a necessidade de consumo dos seres humanos per capita deve diminuir de forma constante de modo a acompanhar essa relação numérica, e então