The Relevance Of The Value Relevance Literature For Financial Accounting Standard Setting
Gabriel Agnesini da Silveira – Nº USP: 5744090
O artigo tem o objetivo de avaliar de forma crítica as inferências que podem ser observadas dos estudos que pesquisam value relevance e que são motivadas pela determinação de padrões, sendo, para tanto, consideradas as teorias da contabilidade, o estabelecimento de padrões e a avaliação que fundamenta estas inferências. As teorias subjacentes não são descritivas e, por isso, fazer inferências sobre a determinação dos padrões torna-se difícil. Tal estudo propõe, ainda, uma avaliação que forneça sugestões para pesquisas futuras sobre os objetivos da determinação dos padrões. Para os autores a literatura de value relevance está associada a qualquer trabalho que seja ao menos parcialmente motivado por propósitos relacionados à determinação de padrões.
Na literatura de VR, autores como Amir et al. (1993) apontam que estudos relacionados a esta temática são úteis na obtenção de conhecimento sobre a relevância e a confiabilidade dos números contábeis refletindo na determinação dos valores patrimoniais.
O FASB se apoia nos conceitos de relevância e confiabilidade na escolha de práticas contábeis, ou seja, tais conceitos são critérios para a definição de normas. Porém, a literatura descreve que o FASB não utiliza o VR como critério para a determinação das normas.
Value-relevance pode ser tida como a operacionalização empírica dos critérios de relevância e confiabilidade; são critérios testados conjuntamente, pois não são dicotômicos. Nos testes de VR são comparados VM e VC para verificar o quanto a contabilidade reflete os valores de mercado.
Há dúvidas quanto à confiabilidade do valor justo como medida de determinação de valor dos ativos, por isso, é necessário verificar se as estimativas incorporadas nos números contábeis realmente refletem as informações necessárias e reais aos investidores que são o principal