The great gatsby
The Great Gatsby e o Sonho Americano
Índice
1 Resumo………………………………………………………………………………………………….3
2. O Sonho Americano……………………………………………………………………………….4
3 O Autor………………………………………………………………………………………………….5
4 The Great Gatsby e o Sonho Americano……………………………………………………7
5 O Filme…………………………………………………………………………………………………..9
6 Conclusão………………………………………………………………………………………………11
7 Bibliografia……………………………………………………………………………………………12
Resumo
O estudo de caso que escolhi foi a obra The Great Gatsby, de Francis Scott Fitzgerald de 1924 e a obra cinematográfica com o mesmo nome realizada por Jack Clayton em 1974.
Em relação ao romance irei analisar o autor, o contexto e o texto. Dada a possibilidade de estabelecer um paralelo entre o livro e o filme, irei também tratar a forma e as estratégias de adaptação que o realizador optou.
Um tema vigente que pude observar nestas duas obras foi o do sonho americano, da potencialidade desse sucesso, que não passa apenas de uma ideia, de um pensamento. Podemos também formular a questão sobre se existe ou não o declínio do sonho no desenrolar da história.
O Sonho Americano
O sonho americano no geral é uma promessa inventada pela população americana de serem o povo escolhido, de se cumprirem certos dogmas, se tiverem sucesso material poderão ser felizes. É a aspiração de que qualquer pessoa, independentemente da classe social ou circunstâncias de nascimento possa vir a ser um sucesso tanto no campo material como espiritual, através de trabalho árduo ganho com honestidade.
O sonho baseia-se em ideais de liberdade, de prosperidade, da procura de um futuro melhor. A partir do séc. XX este ideal torna-se cada vez mais material, foca-se apenas nos bens materiais como indicativo de sucesso, as aparências de riqueza são a única coisa que importa. O sucesso material está intrinsecamente ligado ao sucesso espiritual. O homem é aquilo que faz de si próprio, quando nasce é dotado de um sentido de propriedade, mas