The corporation
Tecnologia em Marketing
GESTÃO DE SERVIÇOS
Documentário: The Corporation
Trabalho redigido pela a aluna Luana de Souza Ayres Pinheiro, correspondente a disciplina de Gestão de Serviços, sob orientação da professora Angela Guerrerro.
Trabalho redigido pela a aluna Luana de Souza Ayres Pinheiro, correspondente a disciplina de Gestão de Serviços, sob orientação da professora Angela Guerrerro.
CURITIBA
Agosto/2012
Apontar as perspectivas éticas e morais vigentes nos bastidores do documentário The Corporation.
The Corporation foi feito para levar os cidadãos desavisados a botar a mão na consciência sobre o perfil doentio adotado por gestores nos últimos 150 anos.
Não que os crimes corporativos, a falta de ética dos megaempresários e investidores, o foco no lucro dos acionistas a qualquer custo e a indiferença perante pessoas e animais em nossa sociedade sejam alguma novidade. Mas The Corporation explica que nada vai mudar nesta maníaca máquina de moer vidas, denominada “mundo dos negócios” sem que a iniciativa parta de ações cidadãs de denúncia, protesto e ação em sentido contrário, mas com igual intensidade.
O tom das declarações de The Corporation tem um viés ácido em sua crítica político-social. Não que isto seja uma tarefa fácil, pois o documentário apresenta os depoimentos sem invadir os “campos de concentração” onde estão acontecendo os fatos relatados para nos apresentar imagens da verdade in loco.
E bem que deveria. Principalmente porque uma das situações mais antiéticas do filmes envolve uma gigantesca corporação da mídia, a Fox News, e a Monsanto, fabricante de um certo Posilac, um hormônio sintético de crescimento bovino. O caso envolve ainda dois jornalistas, Jane Akre e Steve Wilson, que foram ameaçados, explorados, difamados e, por fim, demitidos da Fox News Corporation por causa de uma investigação que denunciava a gravidade do uso deste produto e de suas consequências para os animais e para as pessoas. Os