The Corporation, o filme
Tema: Responsabilidade Social
O documentário "The Corporation" abrange para o espectador as noções de seu poder enquanto consumidor. Com isso, apresenta diversos temas, um deles, é a responsabilidade social, que pode ser definida: "preocupação" com as questões sociais, como sociedade, meio ambiente, sustentabilidade, entre outras.
O filme deixa bem claro, que todos devem ficar atentos às pessoas que possuem necessidades de consumo, como por exemplo, ele cita a IBM, que é hoje um referencial no que busca pela sustentabilidade, mas poucos sabem sobre seu passado, em que forneceu suporte para Alemanha. Outro exemplo também é Coca-Cola, pois também contribuiu para a guerra.
As empresas mais criticadas são: IBM, Microsoft e Mc Donald, pois prejudicam o meio ambiente e as populações dos países subdesenvolvidos. Atualmente isso esta mudando e medidas para transmitir ao consumidor uma imagem limpa e confiável da empresa, estão sendo tomadas. Dentre elas estão mudança de comportamento na empresa e maior legitimidade social.
Através de varias entrevistas de jornalistas, executivos, escritores, e todas essas pessoas que estiveram ligadas ao mundo corporativo, são possíveis montar uma espécie de retrato das corporações e obter o resultado de suas ações nas sociedades em que atuam. Pois, o documentário mostra como as grandes corporações funcionam de acordo com regras, que muitas vezes não levam em conta os danos causados as pessoas e a sociedade.
Sabemos que a ideia de responsabilidade social incorporada aos negócios é ainda recente, pois muitas corporações não cumprem de fato esse papel porque visam apenas o lucro e o domínio de mercado. Assim, o espirito capitalista cresce a cada dia, em que as pessoas/empresas valorizam mais o capital do que a qualidade de vida.
Através do documentário, notam-se exemplos agressivos da triste realidade nas corporações: a busca excessiva por lucro; a alimentação da população é modificada com o intuito de