THE CORPORATION (A CORPORAÇÃO)
The Corporation
(a corporação)
resenha crítica sobre o documentário The Corporation (A Corporação)
O documentário é uma análise do mundo corporativo, a partir do estudo de crimes cometidos por empresas e entrevistas com pessoas ligadas de alguma forma ao mundo corporativo. Ele denuncia muitas irregularidades e apresenta vitórias contra as corporações, se concentra principalmente nas corporações norte-americanas. Trata-se de uma análise do mundo corporativo, mostrando situações reais e desagradáveis, tudo pela busca do lucro e do poder.
Na sociedade em que vivemos desde o momento em que nascemos nos são impostas regras, leis, valores morais e sociais. Passamos o tempo todo tentando da melhor maneira possível seguir esses princípios. No documentário pude notar o quanto essas regras, leis e valores são diminuídos pelas grandes corporações, o que prevalece é o interesse cada vez maior pela obtenção. Somos manipulados por elas para que acreditemos que tudo o que fazem é para o nosso bem estar, nos oferecendo empregos, produtos de qualidade e para a nossa comodidade. O que as corporações colocam como sendo do interesse comum de todas as pessoas de uma sociedade na verdade se trata da realização de seus próprios interesses.
As corporações retratadas no documentário trabalham de forma estratégica, de um lado, explorando mão de obra barata e até infantil e do outro fazendo projetos sociais, tudo para capturar mais consumidores para seus produtos, e, os consumidores preocupados com as causas sociais e ambientais serão fisgados a partir dessa estratégia.
Um dos depoimentos diz que: “Pedir a uma corporação que seja socialmente responsável faz tanto sentido quanto pedir a um edifício que o seja", isso se explica pelo fato que as organizações são criadas com o principal objetivo do acúmulo de capital, corporações seguem uma dinâmica própria, que vai alem das vontades individuais de seus acionistas e