Tharles Santos
O trabalhador precisa conhecer objetivos, diretrizes e metas, para agir de forma a alcançá-las, o papel do gestor, portanto, será o de definir e tornar claras as metas para seus liderados, o que os fará empregar determinado esforço na sua realização. Um princípio importante desta teoria é a participação do trabalhador na definição das metas. Esta teoria tem aplicações na chamada Administração por Objetivos, forma de organizar o trabalho na qual líder e liderado acordam os objetivos em função dos quais o liderado irá trabalhar. O trabalhador irá ficar mais motivado para alcançar metas que ele ajudou a definir. Elas não podem, portanto, ser impostas: devem ser construídas conjuntamente, entre o líder e os liderados.
2 - Qual é a importância da Teoria da Determinação de Metas no trabalho, como podemos adotar nas empresas?
A determinação está baseada nas necessidades que as pessoas têm de vislumbrar objetivos claros e diretrizes bem definidas. Uma vez que a intenção principal é a de trabalhar em direção a uma meta, a motivação e desempenho são maiores quando os indivíduos trabalham com objetivos, metas, diretrizes claras e específicas, portanto, quando mais desafiadoras as metas, mais rápido as pessoas as alcançarão. Em um ambiente de grande competitividade, a satisfação e o comprometimento dos empregados são exigências que estão na ordem do dia, como requisitos para o sucesso dos negócios. O gestor deve manter o trabalhador alinhado com a meta através de constante orientação e aconselhamento e, permitir que ele participe ativamente da determinação das metas.
3 - A globalização dos mercados, as inovações tecnológicas e o aumento da competitividade trazem como conseqüência para as empresas a necessidade de implantação de programas para a maximização de seus resultados.