Thalles de mileto
...Foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio orgânico único, causa de todas as coisas que existem ,sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta e importantíssima, como veremos logo,podendo com boa dose de razão ser qualificada como “ a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar “civilização ocidental”. (pag. 29.2)
...O princípio é “aquilo do qual derivam originariamente e no qual se ultimam todos os seres” é uma realidade que permanece idêntica no transmutar-se de suas alterações , ou seja uma realidade de que continua a existir imutada, mesmo através do processo gerador de todas as coisas... (pag. 29.3)
... O principio pode ser definido como aquilo do qual provêm, aquilo no qual se concluem e aquilo e aquilo pelo qual existem e subsistem todas as coisas.. (pag 30.1)
...Aquilo que é primário, fundamental e persistente, em oposição àquilo que é secundário é derivado e transitório... (pag. 30.2)
...“da constatação de que a nutrição de todas as coisas é úmida” de que as sementes e os germes de todas as coisas “têm natureza úmida" e de que, portanto a secagem total significa a morte... (pag. 30. 5)
...Tudo vem da água, tudo sustenta sua vida com água e tudo acabana na água... (pag. 30.5)
...Tales baseia sua afirmação no puro raciocínio, no logos; os outros, ao contrário baseavam-se na imaginação e no mito... (pag. 30.6)
...A água de tales deve ser pensada em termos totalizantes, ou seja, como physis líquida originária da qual tudo deriva e da qual a água que bebemos é apenas uma das manifestaçõe. Tales e um naturalista no sentido antigo do termo e não um naturalista no sentido moderno e contemporâneo.. (pag. 31. 1)
Anaximandro de Mileto
...O “princípio” (arché) é o infinito, ou seja, uma natureza (physis) infinita e in-definida da qual provêm todas as coisas que existem... (pag. 31.2)
...O termo que é usado por Anaximandro é o a-peiron, que significa aquilo que é privado de